Cerca de três mil casos de esporotricose foram registrados pela Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro somente neste ano.
O fungo, que ataca gatos e cachorros, pode matar o animal e causar lesões graves na pele de humanos.
De acordo com a Vigilância Sanitária, de agosto de 2015 para cá, o Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e o Instituto Paulo Dacorso Filho atenderam 5.144 animais contaminados, sendo 2.998 somente neste ano.
Do total de animais atendidos pelos dois institutos, mais de cinco mil eram gatos. Neles, a doença pode causar até a morte.
A esporotricose tem cura, e, para isso, é preciso ser diagnosticada o mais cedo possível por um veterinário.
A Vigilância Sanitária orienta aos donos dos animais observar feridas no rosto e nos membros de gatos e cachorros, além de sintomas como perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros e secreção nasal.
Nas pessoas, a doença se manifesta com um pequeno caroço vermelho, que pode virar uma ferida, geralmente nas mãos, nos braços, ou nas pernas.
A esporotricose é um tipo de fungo que ataca principalmente gatos e pode ser transmitida para pessoas.
A contaminação se dá pelo contato das garras do animal com material orgânico contaminado, como palhas, espinhos, solo e cascas de árvores.
A doença é transmitida para pessoas através de arranhões, mordidas e contato com a pele lesionada do animal contaminado.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)