Três restaurantes populares do Rio fecharam as portas por falta de pagamento. As unidades da Central do Brasil, Cidade de Deus e Meier estão com as atividades suspensas.
Com isso, mais de 6 mil refeições deixam de ser servidas por dia. Em todo o estado, mais de 50 mil porções são fornecidas de segunda a sexta feira nesses restaurantes.
Sobre o caso, o governo do Estado e a prefeitura não se entendem. Enquanto isso, quem sofre é a população mais necessitada.
Nesta terça-feira, a unidade da Central do Brasil amanheceu fechada e vazia para surpresa do aposentado Luis Carlos da Silva, que tem o hábito de almoçar em restaurantes populares. Ele lamenta e diz que agora só vai poder fazer pequenas refeições.
A empresa Home Bread, fornecedora das refeições, aguarda o pagamento do governo do Estado.
A prefeitura do Rio informa que ofereceu auxílio ao governo do estado em setembro, para manter em funcionamento as oito unidades localizadas na cidade, mas que ainda aguarda resposta do Palácio Guanabara.
Já o governo estadual diz ter entrado em contato com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistencia Social e Direitos Humanos, mas teria sido informado que o processo estaria parado.
Em relação à Home Bread Multiserviços, fornecedora das refeições, o governo estadual afirma que a empresa ainda não prestou contas dos gastos e, por isso, o dinheiro para o pagamento do contrato não foi liberado.
O governo estadual está há 18meses sem fazer os repasses para os fornecedores dos restaurantes populares e a dívida já ultrapassa os R$ 22 milhões. Em nota, o estado do Rio de Janeiro informa que os pagamentos vão ser realizados o mais rápido possível, mas que não há prazo para regularizar a situação.





