Mulheres continuam trabalhando mais e ganhando menos do que homens

Mercado de Trabalho

Publicado em 02/12/2016 - 10:38 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Com crise ou sem crise, as mulheres brasileiras continuam trabalhando mais e recebendo menos e a dupla ou tripla jornada  também segue afastando muitas do mercado de trabalho.

 

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, nesta sexta-feira, na síntese de indicadores sociais as mulheres trabalham em média seis horas a menos por semana em sua ocupação remunerada mas como dedicam duas vezes mais tempo que os homens  nas atividades domésticas a conta final acaba ficando em 50 horas para eles e 55 para elas.

 

E a  pesquisadora do IBGE Cristiane Soares ressalta que essa diferença se manteve entre 2005 e 2015,  principalmente porque a contribuição dos homens dentro de casa não aumentou.

 

E na hora da recompensa mulheres recebem em média 76% do que ganham os homens e com progressão na carreira a relação ao  invés de melhorar  piora  caindo para 68%.

 

As mulheres também eram quase 70% das pessoas fora do mercado de trabalho e mesmo na juventude a diferença de gênero se impõe  já que quase 30% das mulheres com idades entre 15 e 29 anos  fazem parte da categoria conhecida como nem-nem por não trabalhar nem estudar.

 

Entre os homens o índice foi de 15%  e se metade deles procurou trabalho na semana em que a pesquisa foi feita  menos de um terço delas fez o mesmo. De acordo com a pesquisadora Luanda Botelho isso também se explica pela jornada doméstica.

 

Para Camila Ferreira se tornar uma nem-nem aos 28 anos foi uma escolha que trouxe alívio  após a chegada do primeiro filho. Ela resolveu deixar a função de sub-gerente em uma imobiliária para poder se dedicar sem tanta exaustão à maternidade. Para o futuro pretende investir em uma atividade autônoma que a permita ter mais flexibilidade na carga horária.

 

Apesar disso,  continua crescendo a quantidade de domicílios brasileiros chefiados por mulheres considerando-se todos os arranjos elas já são a pessoa de referência em 40% das casas e entre aqueles formados por casais com filhos se tornaram 22,5% no ano passado.

 

Os núcleos familiares compostos por mulheres sem cônjuge e pelo menos um filho tiveram uma leve queda em dez anos passando de 18,2%  para cerca de 16% dos arranjos brasileiros.

 

Já os homens sem cônjuge e com pelo menos um filho encontram-se dentro da categoria outros que abarca todas as relações de parentesco menos numerosas e que compôs 6,5% de todas as famílias coabitantes no ano passado.

 

* Texto e áudio corrigidos às 19h21 do dia 2-12-16 para supressão de informação incorreta. Diferentemente do informado apenas 4,7% das mulheres com mais de 25 anos estão em cargos de gerência ou direção.                                                                                                                                

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo