Famílias resistem a desocupação de terreno em SP; polícia usa gás e prende Boulos

São Paulo

Publicado em 17/01/2017 - 16:24 Por Cátia Rodrigues - Brasília

Cerca de setecentas famílias que viviam há um ano e meio em um terreno particular no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista, foram obrigadas a deixar o local por determinação judicial nesta terça-feira.

 

Durante a reintegração de posse, alguns moradores tentaram argumentar com oficiais da Justiça explicando que o Ministério Público tinha pedido o cancelamento da desocupação. Mas eles não foram atendidos. De fato, o Ministério Público entrou mesmo com o pedido que não foi aceito pela Justiça.

 

Começou, então, um confronto com a Tropa de Choque da Polícia Militar.  Alguns moradores atearam fogo em barricadas. Por outro lado, PMs lançaram jato de água, gás lacrimogêneo e até gás de pimenta contra o grupo. Outros moradores revidaram jogando pedaços de pau contra os policiais militares.

 

Um das moradoras da comunidade, Priscila Regina dos Santos foi despejada do local junto com o marido e os dois filhos. 

 

 

Desempregada há dois meses e com quatro filhos, Alessandra Aparecida da Silva reclamou da falta de apoio do Poder Público.

 

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Habitação confirmou que nenhum funcionário esteve no local para atender os moradores. A alegação é de que a responsabilidade pela remoção das famílias é do dono do terreno e não do poder público.     

 

O coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulos, foi preso pela Polícia Militar durante a desocupação. Ele foi acusado de desobediência civil e incitação à violência.

Últimas notícias
Economia

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

É importante observar alguns detalhes como o CNPJ da empresa e se ela oferece canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail, além de salvar ou imprimir cada passo da compra. 

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 78 mortes e mais de 840 mil afetados

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. É o maior desastre ambiental da história do estado. 341 municípios foram atingidos pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Semana do Congresso tem análise de vetos e discussão sobre jogos

Além disso, na quarta-feira (8), deve ser instalada comissão especial para analisar PEC que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: coroação do Rei Charles

Em 6 de maio de 2023, Charles III recebeu a coroa e se tornou Rei do Reino Unido e chefe de estado de mais 14 estados soberanos e independentes da Commonwealth. O novo soberano tornou-se o 40º monarca a ser coroado no local desde 1066. 

Baixar arquivo
Economia

Como declarar a rescisão contratual no Imposto de Renda 2024?

O Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como fazer a declaração de valores recebidos na rescisão contratual durante a declaração do Imposto de Renda e há algum valor a pagar.

Baixar arquivo