Ibama cancela autorização para aumento do reservatório de hidrelétrica no Rio Madeira

Cota

Publicado em 17/01/2017 - 21:01 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ibama decidiu cancelar a autorização que havia dado em dezembro do ano passado para o aumento do reservatório da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia.

 

A usina passaria a operar na cota de 71, 3 metros após o acionamento das seis últimas turbinas, o que significaria um aumento de aproximadamente 11% na geração de energia, ou seja, 2 vezes a potência instalada da Usina Hidrelétrica de Samuel, também localizada em Rondônia.

 

O cancelamento veio após decisão judicial do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em resposta à ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de Rondônia.

 

Os MPs apontam na ação que, até o momento, a Santo Antônio Energia não cumpriu todas as condicionantes que foram exigidas para o funcionamento e nem apresentou o plano de segurança de barragem sobre o atual reservatório, nem o relativo ao aumento da área alagada pela usina.

 

Em outra ação, os órgãos apontam que o aumento da cota do reservatório e seus impactos precisam ser discutidos com as populações atingidas, em audiências públicas, e com estudos mais aprofundados.

 

Por nota, Santo Antônio Energia afirmou que já está tomando todas as medidas legais cabíveis para restabelecer a autorização para operação de seu reservatório na cota 71,3m, esclarecendo ainda que o Ibama, igualmente, já manifestou a intenção de recorrer contra a citada decisão judicial.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo