Defesa Civil constata irregularidades em 13 casas noturnas do Distrito Federal

Segurança

Publicado em 06/02/2017 - 15:05 Por Katiana Rabelo - Brasília

Treze casas de shows e boates do Distrito Federal foram notificadas depois de a Defesa Civil encontrar uma série de irregularidades nesses locais, que têm capacidade para mais de 500 pessoas. As vistorias foram feitas para verificar as condições de segurança dos estabelecimentos.

 

O coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da Defesa Civil, major Mário Henrique Furtado, explica quais foram os principais problemas encontrados.


Sonora: “Fiação inadequada, solicitamos que não tenha contato com estrutura metálica, uma fiação de dupla proteção. Na vistoria, a gente verificou também a ausência de visualização de área de emergência, extintores, alguns locais não tinham placa. A rota de fuga não estava localizada e, no extintor, não tinha o tipo e a classificação dos equipamentos.”


Os donos das casas de shows e das boates terão prazo de 30 dias para fazer os reparos necessários. Se as providências indicadas pela Defesa Civil não forem tomadas, o estabelecimento pode ser interditado.


Sonora: “Ao final desse prazo de 30 dias, nossas equipes vão retornar ao local. Caso não tenha corrigido, haverá outros passos a serem adotados. Se for de sinalização, de equipamento do Corpo de Bombeiros, encaminhamos aos Bombeiros porque eles têm capacidade de multa. Daí, se não responder, nós chamamos a Agefis ou a administração regional para ver a questão. Se for um item que ponha em risco a vida das pessoas, aí a gente interdita."

 

O major Mário Henrique Furtado também faz recomendações de segurança aos frequentadores das casas noturnas.

 

Sonora: “A hora que entrar num estabelecimento tem que ver onde está o alvará de funcionamento. Tem que ter a capacidade estampada na porta, tem que ter visibilidade. E quanto à capacidade do local e se tem extintor, placas de sinalização. Se sim, você conclui que é um ambiente seguro.”


No segundo semestre deste ano, a Defesa Civil vai fiscalizar estabelecimentos noturnos menores, com capacidade inferior a 500 pessoas.

 

* Com produção de Salete Sobreira

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo