História Hoje: Primeiro disco de heavy metal completa 47 anos

História Hoje

Publicado em 13/02/2017 - 07:00 Por Apresentação Patrícia Leite - Brasília

No dia 13 de fevereiro de 1970, foi lançado, no Reino Unido, o primeiro disco de Heavy Metal, autointitulado de Black Sabbath, nome da banda inglesa que o lançou. A banda era formada por Bill Ward na bateria, Geezer Butler no baixo, Ozzy Osbourne nos vocais e Tony Iommi na guitarra.

 

As influências vieram dos anos 1960 com o blues rock e o rock psicodélico. As bandas de heavy metal vendiam muitos discos e enchiam estádios, mas elas recebiam muitas críticas da imprensa. Isso ocorreu com o Led Zeppelin. Sobre o primeiro disco deles, a revista Rolling Stone disse que ofereceu menos que o seu gêmeo, Jeff Beck Group, tinha oferecido há três meses.

 

No final dos anos 1970, surgiu a Nova Onda Do Heavy Metal Britânico. O Reino Unido estava passando por um estado social conturbado com muita pobreza durante um período econômico de recessão de um governo conservador. Esse cenário levou ao nascimento do punk rock, que influenciou as bandas emergentes de heavy metal. Um expoente importante desse movimento foi a banda britânica Iron Maiden.

 

Em 1978, o guitarrista norte-americano Eddie Van Halen, lançou o solo Eruption no disco autointitulado de estreia da sua banda Van Halen. Foi tão marcante que Eddie se tornou um dos principais guitarristas do heavy metal. Ele inventou várias técnicas novas, como o tapping, que consiste em utilizar a mão direita para tocar no braço da guitarra, e o uso da ponte Floyd Rose, que permitiu a utilização da alavanca de uma maneira jamais vista, inclusive por Jimi Hendrix.

 

Inspirada no som do Van Halen, nasceu uma performance que veio pra ficar. Uma espécie de nova cena surgiu,  no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, com bandas que tocavam em Los Angeles, na região do Sunset Strip, local famoso desde os anos 1950 por sua vida noturna.

 

Nos anos 1980, bandas como Mötley Crüe e Wasp reinavam o Sunset Strip. Elas incorporavam a performance cênica e a maquiagem de artistas como Alice Cooper e Kiss, dando vida ao gênero que ficou conhecido como glam metal ou simplesmente pop metal.

 

Produção: Gabriel Palma
Sonoplastia: Messias Melo

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo