Procurador que integra força-tarefa diz que Lava Jato deve se tornar nacional

Delação premiada

Publicado em 09/02/2017 - 13:18 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou, nesta quinta-feira (9), que a Operação Lava Jato passará a ter cada vez mais uma abrangência nacional, com as delações premiadas de executivos da construtora Odebrecht. 

 

Os acordos recentemente homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são considerados os mais explosivos da Lava Jato por envolver políticos de vários partidos, aponta o procurador. 

 

Sonora: “Cada vez mais, a Lava Jato vai se tornar nacional. Não vamos ter só no Rio, Brasília ou São Paulo. Os fatos revelados pela empresa [Odebrecht] eles aconteceram em dezenas de estados, envolvendo dezenas e centenas de políticos. Esses estados, o Supremo vai decidir, vão receber esse material. E eu espero que nós tenhamos um modelo de Lava Jato em cada um desses locais.”

 

Carlos Fernando dos Santos Lima é um dos membros do Ministério Público que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato. Ele se disse incomodado com as acusações de que o Ministério Público seria responsável por vazamentos de informações sigilosas. 

 

Sonora: "O Ministério Público tem interesse em investigar. E investigação normalmente não se faz a público. Então, para nós, é sempre um prejuízo qualquer tipo de vazamento. O que nós desejamos é investigar os fatos revelados nesta leniência e nestas colaborações."

 

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima participou de debate sobre as medidas contra a corrupção em discussão no Congresso, na Câmara Americana de Comércio (Amcham), na capital paulista.

 

* Post alterado às 15h40 de 09/02/17 para inclusão de matéria consolidada. 

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo