Viva Maria: Uma homenagem a todos que fazem do rádio o livro das pessoas que não sabem ler

Viva Maria

Publicado em 13/02/2017 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

No Dia Mundial do Rádio, nossa homenagem a todas as pessoas que honram esse veículo como um instrumento de comunicação a serviço de suas comunidades. Não por acaso, neste ano de 2017, a Unesco escolheu um sugestivo slogan para as comemorações: O Rádio É Você! E, na certeza de que o rádio é você, nossa homenagem a todas as Marias que nos emprestaram voz para dar mais força, raça e fé ao nosso trabalho.

 

Queria homenagear também aquelas que guardam uma estreita relação com o sonho do patrono do rádio brasileiro, o sonho de Roquette Pinto, de fazer do rádio o livro das pessoas que não podem ler. E o meu agradecimento mais que especial à jornalista e escritora Sônia Hirsch, que traduziu em palavras seus mais de 20 livros. E à doutora Lívia Martins, que, nas nossas andanças pela Amazônia, também me ajudou a divulgar outra publicação que é da maior importância, o livro Frutíferas e Plantas Úteis da Vida Amazônica, que é o resultado de uma grande pesquisa feita pelo Cifor (Centro Internacional para Pesquisa Florestal) e a Embrapa Amazônia Oriental.

 

Inclusive, em um programa sobre nutrição e saúde, doutora Lívia nos emprestou sua voz para atestar a importância dessa publicação. Ela fala que até quem é do Cerrado já o incorporou em várias práticas, como os agricultores que trabalham com a copaíba, por meio da divulgação do livro para as comunidades graças ao seu trabalho. Vamos, então, ouvir a doutora Lívia Martins.

 

Que lição de saúde que vem de graça! E graças à mata. E eu desejo saúde pra todo mundo que faz das frutíferas e plantas úteis na vida amazônica o pão nosso de cada dia. Saudações amazônicas e até próximo programa.

 

 

 

*Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo