Hora do Planeta: Cidades brasileiras apagam as luzes neste sábado contra aquecimento global

Hora do Planeta

Publicado em 25/03/2017 - 08:00 Por Bianca Paiva - Manaus

Neste sábado (25),  as luzes de milhares de residências e de monumentos em várias partes do mundo serão desligadas durante uma hora.

 

O ato faz parte do movimento Hora do Planeta, iniciado em março de 2007, pela organização não governamental ambientalista WWF, para chamar a atenção para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

 

No Brasil, pelo menos 95 cidades aderiram à iniciativa. Mais de 500 prédios devem ficar no escuro durante uma hora, a partir das 20h30. 

 

Segundo o ambientalista André Nahur, a Hora do Planeta é um convite à reflexão sobre o meio ambiente.

 

Sonora: “A Hora do Planeta é um momento em que o WWF convida pessoas do mundo todo a desligarem a luz do ambiente que estão para que reflitam sobre seus modos de consumo, sobre o consumo de energia e também os impactos que a gente causa na natureza. É um convite para um protesto contra todo esse impacto que a gente causa na natureza e acaba voltando para nós de uma maneira muito negativa. Veja a questão do racionamento de água que estamos tendo em várias cidades. Está tudo conectado”. 

 

Na Amazônia, pelo menos sete cidades já aderiram à Hora do Planeta 2017, entre elas, Manaus.

 

A capital amazonense vai promover uma programação especial no Parque Municipal Senador Arthur Virgílio Filho, antiga Lagoa do Japiim, no bairro de mesmo nome, a partir das 18h. 

 

Haverá apresentações artísticas e musicais, feira gastronômica, atividades educativas para crianças, distribuição de mudas e de material educativo relacionado a mudanças climáticas e comércio de produtos sustentáveis e feitos de produtos reciclados. A entrada é gratuita. As luzes da Lagoa do Japiim serão apagadas durante uma hora, a partir das 20h30.

 

No ano passado, 156 municípios brasileiros participaram oficialmente da Hora do Planeta.

 

As luzes de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos, ficaram desligadas por 60 minutos.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo