Justiça determina que detentas do Rio tenham acesso a assistência médica especializada

Presídios femininos

Publicado em 10/03/2017 - 11:09 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o estado preste assistência médica especializada, de forma preventiva e emergencial, para as mais de 2 mil mulheres encarceradas no Rio de Janeiro.

 

A decisão acolhe a uma ação da Defensoria Pública movida após o órgão constatar que apenas um médico ginecologista é responsável pelo atendimento das mulheres presas nas seis unidades do estado, e, por isso, muitas vezes, elas são atendidas por equipes sem médico ou por médicos não especializados, como explica a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, Lívia Casseres.

 

Sonora: “O fluxo atual funciona com três possibilidades: a presa pode ser atendida no ambulatório da própria unidade. E, aí, a dificuldade é que poucos presídios têm médicos no ambulatório. A maioria tem apenas enfermagem. Quando existem médicos, não são ginecologistas. Quando há uma emergência, a presa será conduzida à Unidade de Pronto-Atendimento de Bangu. Contudo, nessa unidade não tem atendimento de complexidade. E a última opção é a regulação dessa paciente pelo Sisreg. A presa, em tese, seria agendada para um atendimento no SUS, em meio aberto, entraria na fila comum dos pacientes. O grande problema, nesses casos, é que isso demanda o transporte dessa presa até o hospital. Como a secretaria prioriza audiências, o preso que precisa ir ao hospital, muitas vezes, fica prejudicado e não consegue ir ao SUS.”

 

A Defensoria reforça, ainda, que uma das unidades, o Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, abriga cerca de 30 detentas grávidas. E há casos de gestantes que precisaram dar a luz dentro das celas com a ajuda de outras detentas.

 

O caso mais grave registrado no Talavera Bruce foi o de uma mulher que pariu sozinha dentro da solitária em 2015. A decisão da Justiça não estabelece parâmetros para esse atendimento, mas diz que ele deve seguir normas do Ministério da Saúde.

 

A Secretaria de Administração Penitenciária foi procurada pra dizer como vai cumprir a decisão, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo