logo Radioagência Nacional
Geral

Justiça interdita ciclovia Tim Maia por prazo indeterminado

Laudo
Baixar
Ícaro Matos
30/03/2017 - 14:09
Rio de Janeiro

A Justiça do Rio decidiu manter a interdição da Ciclovia Tim Maia, no trecho da Avenida Niemeyer, entre o Leblon e São Conrado, na zona sul carioca.

 

Na decisão, o juiz Marcello Alvarenga, da Nona Vara de Fazenda Pública do Rio, determinou que o município promova os reparos e providências recomendados no laudo elaborado após vistoria realizada pelo Crea, Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia do Rio.

 

O documento do Crea, apontou falhas estruturais na ciclovia e enfatizou a necessidade da realização de várias intervenções para garantir a segurança do equipamento.

 

De acordo com a decisão, a ciclovia ficará interditada por prazo indeterminado, até que a prefeitura do Rio comprove que realizou todas as obras necessárias para garantir a segurança dos usuários.

 

Durante a vistoria, os técnicos do Crea-RJ destacaram irregularidades como a existência de um número considerável de pontos de deterioração ao longo da ciclovia, comprometendo a segurança estrutural; também a ausência de sinalizações para o caso de alertas meteorológicos e de marés; necessidade de substituição de aparelhos de apoio; além de identificarem a existência de outras áreas que podem estar expostas aos mesmos efeitos das marés que o trecho onde já ocorreu um desmoronamento.

 

O acidente ocorreu no dia 21 de abril de 2016, pouco mais de três meses após ter sido inaugurada derrubado pelas ondas durante uma ressaca no costão rochoso da Niemeyer, matando duas pessoas que passavam pelo local na hora.

x