Mulheres terão mais estímulo para fazer parto normal e acesso ao DIU deve ser ampliado

Saúde da Mulher

Publicado em 09/03/2017 - 10:45 Por Lucas Pordeus León - Brasília

No Dia Internacional da Mulher, o governo divulgou as diretrizes do Ministério da Saúde para a assistência ao parto normal humanizado e também uma norma para ampliar o acesso ao DIU. O dispositivo intrauterino de cobre é o método para evitar gravidez mais usado no mundo, mas ainda pouco utilizado no Brasil.

 

A cerimônia foi nesta quarta-feira e teve a presença do presidente Michel Temer, que falou da importância da mulher na sociedade.

 

Sonora: “Se a sociedade, de alguma maneira, vai bem, quando os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas. E, seguramente, isso quem faz não é o homem,   é a mulher.”

 

As diretrizes divulgadas pelo ministério da saúde buscam estimular o parto normal e evitar intervenções médicas desnecessárias. De acordo com o órgão, dos bebês que nasceram no Brasil em 2016, 55% foram por meio de uma cirurgia cesariana. A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que apenas 15% dos partos sejam cesários.

 

Baseado em evidências científicas, o documento lista 200 recomendações sobre o parto normal para mulheres, pais e profissionais de saúde. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reconhece que o Brasil faz muitas cesárias.

 

Sonora: “Que possamos alcançar, eventualmente, a meta da OMS. Como estamos muito longe dela, vamos estruturar nosso sistema de saúde para que a opção pelo parto normal seja segura para as mulheres. E iniciaremos campanhas de convencimento para que essa opção seja adotada.”

 

As orientações do ministério da saúde incluem técnicas contra a dor, como massagens e banhos quentes. O documento inclusive não indica a chamada manobra de Kristeller, que é quando o profissional empurra a barriga da mulher para tentar auxiliar na expulsão. Essa manobra traria riscos para a mãe e o bebê.

 

As diretrizes recomendam o contato pele a pele com o bebe assim que a criança nasce. O texto também restringe intervenções que muitas vezes são vistas como rotineiras, como o corte do períneo, que fica na região da vagina, feito para facilitar a saída do bebe. Esse procedimento só deve ser usado em casos de necessidade.

 

O governo também divulgou neste 8 de março a ampliação do acesso ao DIU, o Dispositivo Intrauterino de Cobre, que hoje só é disponibilizado em postos de saúde. Agora, também será oferecido a mulheres em maternidades após o parto ou após situações de abortos.

 

O ministro da saúde informou que as maternidades terão 180 dias para se adaptar e disponibilizar o DIU para mulheres que queiram.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo