Na Trilha da História: Blues, a origem do estilo musical que nasceu entre os escravos americanos

Na Trilha da História

Publicado em 26/04/2017 - 20:56 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo, e este é o Na Trilha da História. Hoje (26), nós vamos falar sobre a trajetória do blues e, para isso, convidamos a banda Geriatric Blues Band! E essa música que você tá ouvindo de fundo é Little Red Rooster, de Willie Dixon, gravada pelo pessoal da Geriatric aqui, nos estúdios da EBC, especialmente para o nosso programa!

 

O guitarrista da banda Antônio Augusto explica que as origens desse estilo musical remontam à escravidão nos campos de algodão do sul Estados Unidos. “O blues começa com uma música de trabalho porque era a forma que eles tinham de aliviar o sofrimento. Um aspecto interessante é a questão da chamada resposta. Um dos trabalhadores cantava um verso e os demais respondiam no ritmo."


Já o vocalista Luiz Rabelo detalha as temáticas desse início do blues. "Tudo decorria de uma cultura oral, e muitas dessas músicas tinham uma temática religiosa. Era um apelo a Deus para o alívio do sofrimento porque as condições de trabalho dos negros, nos campos de algodão, eram terríveis. O blues era uma forma de aliviar o espírito."


Com o tempo, o ritmo ganhou instrumentos musicais, e os músicos começaram a se apresentar em bares na região do Delta do Mississippi, como explica Luiz Rabelo. "Essa região do Delta do Mississippi, que é uma região que acompanha o curso do rio Mississippi, se destacou por causa dos primeiros blueseiros que surgiram nessa região. O nome mais conhecido é Robert Johnson, que gravou cerca de 30 canções. Elas se tornaram grandes sucessos na voz de outros artistas, posteriormente."

 

Um passo importante para a divulgação do estilo musical foi dado com a migração dos negros sulistas para Chicago, no Nordeste dos Estados Unidos, no final da primeira metade do século XX. O guitarrista Antonio Augusto conta que outro passo foi a utilização da guitarra elétrica. "Ele subiu para Chicago e, lá, ele passou a usar o instrumento elétrico que dava o volume necessário para apresentações maiores, em lugares com mais ruídos."


Um marco na história do blues foi a criação, em Chicago, da gravadora a Chess Records. O ano era 1950. "Se cria uma gravadora em Chicago exclusivamente de blues. Dois irmãos ucranianos eram os donos da gravadora e percebem o que ninguém havia percebido: o quanto aquele pessoal todo era talentoso."


Com o violão eletrificado, vinis e o rádio, o blues começa a ganhar os Estados Unidos... e o mundo, chamando atenção, inclusive, de bandas inglesas, como os Rollings Stones e os Beatles.  "Os ingleses é que redescobriram o blues, e essa redescoberta fez com que os americanos também o redescobrissem. Foi preciso que um outro país redescobrisse o blues para que os Estados Unidos voltasse a dar valor."

 

 

 


Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo