Na Trilha da História: Blues, a origem do estilo musical que nasceu entre os escravos americanos

Na Trilha da História

Publicado em 26/04/2017 - 20:56 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo, e este é o Na Trilha da História. Hoje (26), nós vamos falar sobre a trajetória do blues e, para isso, convidamos a banda Geriatric Blues Band! E essa música que você tá ouvindo de fundo é Little Red Rooster, de Willie Dixon, gravada pelo pessoal da Geriatric aqui, nos estúdios da EBC, especialmente para o nosso programa!

 

O guitarrista da banda Antônio Augusto explica que as origens desse estilo musical remontam à escravidão nos campos de algodão do sul Estados Unidos. “O blues começa com uma música de trabalho porque era a forma que eles tinham de aliviar o sofrimento. Um aspecto interessante é a questão da chamada resposta. Um dos trabalhadores cantava um verso e os demais respondiam no ritmo."


Já o vocalista Luiz Rabelo detalha as temáticas desse início do blues. "Tudo decorria de uma cultura oral, e muitas dessas músicas tinham uma temática religiosa. Era um apelo a Deus para o alívio do sofrimento porque as condições de trabalho dos negros, nos campos de algodão, eram terríveis. O blues era uma forma de aliviar o espírito."


Com o tempo, o ritmo ganhou instrumentos musicais, e os músicos começaram a se apresentar em bares na região do Delta do Mississippi, como explica Luiz Rabelo. "Essa região do Delta do Mississippi, que é uma região que acompanha o curso do rio Mississippi, se destacou por causa dos primeiros blueseiros que surgiram nessa região. O nome mais conhecido é Robert Johnson, que gravou cerca de 30 canções. Elas se tornaram grandes sucessos na voz de outros artistas, posteriormente."

 

Um passo importante para a divulgação do estilo musical foi dado com a migração dos negros sulistas para Chicago, no Nordeste dos Estados Unidos, no final da primeira metade do século XX. O guitarrista Antonio Augusto conta que outro passo foi a utilização da guitarra elétrica. "Ele subiu para Chicago e, lá, ele passou a usar o instrumento elétrico que dava o volume necessário para apresentações maiores, em lugares com mais ruídos."


Um marco na história do blues foi a criação, em Chicago, da gravadora a Chess Records. O ano era 1950. "Se cria uma gravadora em Chicago exclusivamente de blues. Dois irmãos ucranianos eram os donos da gravadora e percebem o que ninguém havia percebido: o quanto aquele pessoal todo era talentoso."


Com o violão eletrificado, vinis e o rádio, o blues começa a ganhar os Estados Unidos... e o mundo, chamando atenção, inclusive, de bandas inglesas, como os Rollings Stones e os Beatles.  "Os ingleses é que redescobriram o blues, e essa redescoberta fez com que os americanos também o redescobrissem. Foi preciso que um outro país redescobrisse o blues para que os Estados Unidos voltasse a dar valor."

 

 

 


Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo