A Operação Tiradentes, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou nesta quinta-feira (20) e vai até a noite do próximo domingo (23).
As ações de prevenção vão envolver todo o efetivo da corporação, em todos os estados, principalmente nos lugares e horários que ocorrem o maior número de acidentes e crimes.
Em alguns postos espalhados pelo país, os motoristas serão convidados a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências de tais condutas, além de conscientizar sobre o papel dos condutores para um trânsito mais seguro.
A ideia é prevenir o excesso de velocidade, o consumo de bebida alcoólica ao volante e as ultrapassagens indevidas, além de conscientizar o motorista para a importância do uso do cinto de segurança.
Uma dica de segurança é que o motorista planeje com antecedência a viagem e faça um roteiro sobre o percurso que vai seguir, com informações como tempo de chegada, locais para abastecer e pontos para descanso.
Isso evita que o motorista exceda a velocidade da pista e reduz o risco de acidentes.
É importante lembrar que beber e dirigir, além de ser perigoso, é infração gravíssima e pode pesar no bolso: a multa pode chegar a R$ 2.900 e sete pontos na carteira de habilitação.
Em casos de acidentes ou emergências, a PRF pode ser chamada por meio do telefone 191.