Depois de mais de meio século considerado extinto, mico-leão-dourado reaparece no Rio de Janeiro

Meio Ambiente

Publicado em 13/05/2017 - 13:42 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Depois de mais de um século considerado extinto na cidade do Rio de Janeiro, o mico-leão-dourado foi visto por pesquisadores na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense. Em abril, estudiosos conseguiram registrar o aparecimento de três macacos da espécie. Um dos responsáveis pela gestão ambiental na estação, o biólogo Ricardo Moratelli, contou que os animais foram vistos pela primeira vez em 2015.

 

Segundo Moratelli, para que possam ser feitos testes que comprovem a origem desses animais, o Inea, Instituto Estadual do Ambiente, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) terão de conceder licenças para os testes.

 

Até o momento, os pesquisadores descobriram que os macacos avistados estão vivendo na área da estação em grupos mistos com saguis de tufo branco, que são animais do Nordeste brasileiro. No estado do Rio de Janeiro, atualmente, existem pouco mais de 3 mil micos-leões-dourados.

 

 

*Com informações de Alana Gandra, da Agência Brasil

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo