Derrubada liminar que permitia internação compulsória de usuários de drogas em São Paulo

Cracolândia

Publicado em 28/05/2017 - 15:46 Por Guilherme Jeronymo - São Paulo

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo cassou neste domingo (28) a liminar que permitia à Prefeitura de São Paulo levar usuários de drogas a força para avaliação por equipes multidisciplinares, visando a internação compulsória dessas pessoas. A liminar também derruba o segredo de justiça que poderia existir sobre os processos de internação.

 

A decisão atende a um recurso do Ministério Público e da Defensoria e estende a discussão em torno do tema. De acordo com a decis o, o pedido da Prefeitura de S o Paulo é impreciso, vago e amplo, e concede à municipalidade carta branca para determinar quem seria elegível para a intervenção.

 

No último domingo uma ação da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana dispersou o principal corredor de convivência e consumo de drogas na cidade, na região da Luz, chamado de cracolândia.

 

Os serviços de saúde já conseguiram internar, desde então, cerca de 80 pessoas, voluntariamente.

 

A prefeitura pretendia iniciar as internações à força nesta segunda-feira (29), principalmente na região central da cidade, onde, segundo o secretário de saúde, Wilson Pollara, ao menos 80 pessoas necessitariam da medida.

 

A internação compulsória vem sendo criticada por conselhos de profissionais de saúde, Ministério Público, defensoria e entidades da sociedade civil.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados de jogos de terça e próximas partidas do futebol

Copa Africana de Nações, o Senegal venceu o Cabo Verde e está nas semifinais, o Marrocos bateu o Malawi por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil estreia com vitória no Torneio Sul-Centro de Handebol

Os guerreiros venceram os paraguaios por 46 x 19 e assumiram a liderança do Grupo B

Baixar arquivo
Geral

Tragédia em Brumadinho: após três anos, famílias pedem justiça

Um protesto nessa terça-feira (25) marcou os três anos da tragédia do rompimento da barragem do Córrego Feijão. Das 272 vítimas, seis ainda não foram localizadas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chegada de peixe-leão ameaça outras espécies em Fernando de Noronha

Como não é típico do litoral brasileiro, o peixe não possui predadores naturais por aqui, e caso sua população aumente de forma rápida, outras espécies correm risco de desaparecer da ilha.

Baixar arquivo
Cultura

Nova programação da Rádio Nacional FM impulsiona audiência em Brasília

O número de ouvintes no último mês do ano passado foi 23% maior que a média dos onze meses anteriores. Os dados são do Kantar IBOPE Media.

Baixar arquivo
Saúde

Semana de Mobilização de Hanseníase: Saúde vai distribuir testes

O Ministério da Saúde anunciou medidas, a principal delas é a incorporação de testes para diagnosticar a hanseníase de forma gratuita, por meio do SUS - Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo