logo Radioagência Nacional
Geral

DF teve 72 casos de gripe grave em 2017; público específico tem dia D de vacinação no sábado

Vigilância epidemiológica
Baixar
Morillo Carvalho
09/05/2017 - 15:41
Brasília

Só em 2017, o Distrito Federal teve 262 notificações da gripe no estado mais grave, 72 casos foram confirmados, e a maioria, 55, causada pelo chamado vírus sincicial respiratório. O problema desse vírus é que ele atinge, principalmente, bebês e crianças.

 

Outros oito casos foram de metapneumovírus. Duas pessoas morreram de gripe em Brasília, do mês passado pra cá. O tipo de vírus foi o AH3. As pacientes tinham doenças crônicas, e seu estado de saúde se agravou com a gripe.

 

Todos esses dados servem para monitoramento da evolução da doença e são um alerta para a importância da prevenção. Está acontecendo a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até dia 26 e tem um público-alvo mais específico e que corresponde a 690 mil pessoas no DF.

 

Mas só 23% desse público foi vacinado. São trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de até cinco anos, professores, indígenas, profissionais do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.

 

Lembrando que sábado (13) é o dia D da vacinação, com reforço nos postos de saúde. Mas que ninguém precisa também deixar para a última hora.

 

Sábado é D da vacinação com reforço nos postos. Mas ninguém precisa deixar para a última hora.

x