Na Trilha da História: Historiador conta curiosidades sobre personagens políticos da Segunda Guerra

Na Trilha da História

Publicado em 24/05/2017 - 13:46 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Hoje, nós vamos conversar sobre algumas curiosidades relacionadas à Segunda Guerra Mundial, o conflito de imensas proporções que tomou conta do globo entre 1939 e 1945.

 

De um lado, a Alemanha nazista, a Itália e o Japão formavam os países do Eixo. De outro, a Grã-Bretanha, a França e, em seguida, a Rússia e os Estados Unidos se uniram no grupo dos Aliados.

 

Nosso entrevistado é o escritor e historiador Rodrigo Trespach, que acaba de lançar o livro "Histórias não (ou mal contadas) da Segunda Guerra Mundial", pela editora Harper Collins. E ele começa relatando alguns traços da personalidade do líder da Alemanha nazista, Adolf Hitler.

 

Sonora: "O Hitler era vegetariano, não bebia, não fumava. Era um cara que gostava de cachorro, que gostava de flores, que era muito atencioso com as mulheres. E, se você fala o perfil sem dizer o nome de quem é parece que essa pessoa é positiva, pra frente... Mas esse era um monstro."


O historiador Rodrigo Trespach também fala sobre Winston Churchill, o primeiro-ministro britânico durante a guerra - um político que pregava a liberdade, enquanto a Inglaterra dominava boa parte do mundo.

 

Sonora: “A Inglaterra era dona de quase todo o globo, ela tinha metade da África sob a sua exploração, a outra metade pertencia à França... Os países africanos, por exemplo, só foram libertados muito tempo depois da guerra. Então, é esse contraponto que eu faço: o Churchill diz que lutava por liberdade enquanto mantinha preso quatro quintos do globo."

 

Outro protagonista da história da Segunda Guerra Mundial foi Stálin, que comandava a União Soviética. O historiador Rodrigo Trepach lembra a mania de perseguição do líder comunista.

 

Sonora: “Só o fato de alguém ser pego enrolando o peixe com um jornal com a foto de Stalin já serviria para essa pessoa desaparecer. Ele tinha uma mania de perseguição tremenda."


Uma das curiosidades polêmicas sobre Stálin apontadas pelo escritor é o alto padrão de vida que o líder soviético tinha.

 

Sonora: “Tinha mansões diversas. Era tudo pago pelo partido: empregados, alimentação, transportes, teatro, cinema. Tudo o que ele quisesse estava à disposição dele e não ia para o nome dele. Há uma história de que quando ele morreu, ele não deixou bens. Sim, ele não deixou bens no nome dele, mas ele usufruiu dos bens, tudo pago pelo país."


Além das milhares de mortes nos campos de batalha, a Segunda Guerra Mundial entrou para a história como o cenário do assassinato em massa de judeus nos campos de concentração. A política de extermínio era justificada pela ideologia de pureza racial do povo alemão defendida por Hitler. O historiador Rodrigo Trespach ressaltou o perfil acadêmico dos alemães que planejaram e executaram o genocídio.

 

Sonora: “A SS, por exemplo, era a responsável pela proteção do Hitler e, depois, passou a ser responsável pelo extermínio, pelos campos de concentração, pela criação desses campos e toda parte burocrática de como reunir esses judeus e os demais marginalizados que o regime achava que deveriam ser mortos, como ciganos, homossexuais, alguns religiosos. Tudo foi pela SS. E essas pessoas que teorizaram isso foram juristas com doutorado, pessoas que trabalhavam na área da biologia, da evolução humana. Isso é o que assusta mais."


Esta foi a versão reduzida do Na trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o escritor e historiador Rodrigo Trespach, músicas da banda Joy Division. O grupo ganhou esse nome em referência a áreas de exploração sexual em campos de concentração nazistas. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você tiver uma sugestão de tema para o programa, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal.

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo