O estoque é alto, mas a procura pela vacina contra o HPV, em Roraima, tem sido baixa.
A busca pela imunização é tão inferior a oferta que boa parte do estoque, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, está com prazo de validade perto de vencer.
A coordenadora do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Amanda Antunes, acredita que a baixa procura está ligada à desinformação dos pais sobre os benefícios da vacinação.
A vacina está disponível para os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos e meninas de 9 até 14 anos.
A meta do estado é chegar a cobertura vacinal de 90% mas, até agora, a imunização atingiu apenas cerca de 25% do público, na faixa etária de 9 a 14 anos. Na segunda dose, que ocorre após seis meses, foram registrados 13% de cobertura, considerado um índice muito baixo.
Neste ano, houve a inclusão de meninos de 12 e 13 anos no Calendário Nacional de Vacinação. Neste público, a cobertura da primeira dose, até o momento, é de 25%. Os meninos começaram a ser vacinados no início deste ano e a segunda dose deve ser aplicada no mês de julho.
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. A doença é altamente contagiosa e a transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.
A vacina, distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os quatro tipos de HPV.