O centro do Rio vai permanecer com o reforço da Operação Segurança Presente no policiamento da área. O prefeito Marcelo Crivella garantiu a renovação do contrato.
A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira, durante evento de reabertura do Passeio Público à população da cidade.
O programa é uma parceria do município com o governo do estado e a Federação do Comércio. A contrapartida da prefeitura no convênio é de cerca de R$ 2 milhões por mês.
De acordo com o superintendente Regional da operação, Marcelo Rotenberg, a Centro Presente provocou uma redução de 80% no índice de criminalidade na região.
A Operação Segurança Presente começou no bairro da Lapa em 2014 e atualmente atende também os bairros do Méier, Lagoa e Aterro. A parceria entre o governo do estado e o Sistema Fecomércio incluiu a prefeitura na expansão para o centro, em julho do ano passado.
O efetivo conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis. De acordo com o governo do Estado, as abordagens são filmadas e as equipes também são monitoradas por GPS.
Até o último dia quatro de junho, os agentes das operações nos cinco bairros efetuaram mais de 10 mil prisões, sendo mais da metade por posse e uso de entorpecentes.