logo Radioagência Nacional
Geral

MP denuncia ex-diretor do Bank de Boston e mais dez por fraude contra o Fisco

Operação Zelotes
Baixar
Lucas Pordeus Leon
24/07/2017 - 20:31
Brasília

Chegou nessa segunda-feira à Justiça Federal a denúncia do Ministério Público contra onze pessoas envolvidas em suposta fraude contra o Fisco. A ação penal é no âmbito da Operação Zelotes.

 

A procuradoria acusa o grupo de agir a favor do Bank Boston, atual Itaú- Unibanco, para conseguir pareceres favoráveis à instituição financeira junto ao Carf, o Conselho Administrativo da Receita Federal, que julga dívidas tributários de empresas com o Fisco.

 

O grupo teria conseguido evitar o pagamento de R$ 509 milhões de impostos devidos pelo Bank Boston. A lista de integrantes denunciados envolve o diretor jurídico do banco da época que ocorreu a suposta fraude, além de advogados, conselheiros do Carf, lobistas, e servidores públicos, como um auditor-fiscal da Receita.

 

Em troca do benefício milionário, os procuradores sustentam que o banco pagou propina aos responsáveis pelo perdão da dívida junto ao Carf. Em alguns casos, a propina chega a casa dos milhões de reais.

 

A ação está nas mãos do Juiz Federal Vallisney Oliveira que vai julgar os acusados por corrupção, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Em nota, a assessoria do Itaú-Unibanco disse que a empresa comprou o Bank Boston em 2006, mas que os processos envolvendo a instituição são de responsabilidade do vendedor do banco na época, que foi o Bank of América. O Itaú ainda afirmou que nenhum dos onze acusados foram funcionários do banco.

 

Já a assessoria do Bank Of América, então dono do Bank Boston, disse que a instituição não vai comentar o caso. O Bank Of América é o segundo maior banco de varejo dos Estados Unidos e no Brasil ele funciona como uma instituição de investimentos.

x