MPF quer multar autoridades por falta do plano de legado olímpico do Rio

Justiça

Publicado em 06/07/2017 - 19:09 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal quer multar o ministro do Esporte Leonardo Picciani, o governador Luiz Fernando Pezão e o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

 

O motivo é não terem apresentado um plano de legado antes da realização da Olimpíada no Rio em agosto de 2016. A multa pedida a Justiça é de R$ 10 mil  a contar do início dos Jogos Olímpicos.

 

Em junho de 2016, o MPF moveu uma ação civil pública exigindo a apresentação do documento específico e formal do plano de legado olímpico.

 

Segundo o procurador Leandro Mitidiere, os documentos apresentados no ano passado não possuíam a devida consistência, validade e consonância com a realidade.

 

Em nota, o Ministério do Esporte, informou que por meio da Autoridade de Governança do Legado Olímpico entregou ao MPF durante audiência pública em 14 de junho, o Plano de Legado do Parque Olímpico da Barra .

 

Declarou ainda que o ministério já havia entregue versão do plano de legado ainda antes do Jogos Rio 2016. Sobre o pedido de multa o Ministério do Esporte não vai comentar.

 

Também por meio de nota, a Procuradoria Geral do Estado declarou que não compete ao estado  apresentar o Plano de Legado e Plano de Uso do Legado das obras públicas desenvolvidas para a execução dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Já a assessoria do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes afirmou que em julho de 2015 o plano de legado foi apresentado em uma coletiva de imprensa no Parque Olímpico. No comunicado, a assessoria ainda ressaltou que o MPF está apenas solicitando  aplicação da multa, o que ainda depende da ação da Justiça para que ela tenha efetividade.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo