Auditores agropecuários são acusados de liberar carne com tuberculose para consumo

Agropecuária

Publicado em 30/08/2017 - 21:02 Por Dayana Vitor - Brasília

Três auditores agropecuários do MAPA, Ministério da Agricultura, em Araguaína, Tocantins, foram presos nesta quarta-feira (30) durante a Operação Vegas, da Polícia Federal.

 

Entre as irregularidades, estava a liberação para consumo de carne contaminada com tuberculose. Foram detidos mais oito funcionários vinculados ao Mapa, entre eles, fiscais agropecuários, inspetores veterinários e agentes de linha.


Segundo as investigações, esses funcionários são suspeitos de receber mesadas mensais que variavam de três a cinquenta mil reais. Existe até casos de pagamento de propina em combustível.

 

Também foram cumpridos nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão e condução coercitiva em Belo Horizonte, Minas Gerais, Imperatriz, no Maranhão e nos municípios tocantinenses de Palmas, Gurupi, Paraíso e Araguaína.

 

De acordo com a Justiça Federal em Tocantins, as empresas Boi Forte, LKJ, Gelnex, Frigorífico Minerva e Boi Brasil estão sendo investigadas. Até o fechamento desta reportagem, nenhuma delas havia se posicionado sobre o assunto.

 

O Ministério da Agricultura em Tocantins também foi procurado, mas ainda não respondeu aos questionamentos da Rádio Nacional.

 

A operação da PF desta quarta-feira (30) é um desdobramento da Lucas, que ocorreu em maio. Na época, a superintendente do Ministério da Agricultura no Tocantins, Adriana Carla Floresta Feitosa foi presa por supostamente fazer parte do esquema de corrupção que afrouxava a fiscalização de frigoríficos.

 

A respeito da Operação Vegas da Polícia Federal,  o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que foram adotadas as seguintes providências: 

- Os quatro estabelecimentos, todos sediados no Tocantins, citados na Operação serão interditados e irão passar por auditorias com o objetivo de garantir que não haverá riscos à saúde pública;
- Os servidores do Mapa envolvidos na investigação serão afastados e investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério. Quanto a servidores conveniados de governo estadual ou municipal, serão substituídos;
- O Mapa já determinou o auto embargo de exportações dos estabelecimentos envolvidos: Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda.
- Desde março o Ministério ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realização de abates. Nesse período, houve trocas de comando e fiscalização mais ampla em todas as áreas de produção. Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações.
- Por fim o Mapa destaca que esta sendo implementado o programa de compliance e estimulando que as empresas implementarem os seus próprios programas de compliance.

 

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo