logo Radioagência Nacional
Geral

Militar é condenado à perda do posto e da patente por roubo no Complexo do Alemão

Justiça
Baixar
Raquel Júnia
02/08/2017 - 15:19
Rio de Janeiro

O tenente do Exército que roubou uma chopeira e dois aparelhos de ar condicionado em duas residências no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, foi condenado à perda do posto e da patente.

 

A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo Superior Tribunal Militar. O tenente fazia parte da Brigada de Infantaria Paraquedista e cometeu os crimes em 2010, durante ocupação das forças militares no Alemão.

 

O oficial comandava um dos pelotões da chamada força de pacificação e segundo a denúncia do Ministério Público Militar, ele furtou a chopeira da casa de um traficante e alguns dias depois, juntamente com três praças do exército e dois policiais militares, ordenou aos subordinados que retirassem dois aparelhos de ar condicionado de outra residência.

 

Um deles foi levado para a casa do tenente e o outro foi entregue a um policial militar. O oficial, que agora perde a patente e não pode mais voltar a ser tenente, já tinha sido condenado em 2015 à pena de dois anos e oito meses de detenção.

 

Os ministros reconheceram que o tenente subtraiu os objetos de maneira consciente e que o procedimento foi irregular porque no caso de um imóvel abandonado, ele deveria confirmar o abandono, lacrar o imóvel e colocar um aviso de interdição para preservar os bens localizados na residência.

 

Desde a ocupação das forças militares, a partir de 2010, e posterior criação das Unidades de Polícia Pacificadora são constantes as denúncias de invasão de casas sem mandados de segurança. Em abril deste ano, após denúncia dos moradores, a Justiça do Rio determinou que os policiais desocupassem residências invadidas.

 

x