O 1º batalhão da Polícia Militar de São Paulo, a unidade das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, conhecida também como ROTA, realizou hoje a "Operação Tolerância Zero", com objetivo de combater e prevenir o crime na capital paulista.
Em entrevista coletiva, o comandante da ROTA, tenente coronel Melo Araujo, disse que a operação foi inédita na cidade de São Paulo pelo tamanho do efetivo empregado, cerca de 400 policiais de um efetivo total de 700 do batalhão. A operação foi realizada nas 5 regiões da cidade, e teve início em comunidades de cada região.
De resultado parcial, divulgado no final da tarde, 28 pessoas foram presas, a maioria pelo crime de tráfico de drogas. O comandante acrescentou que sua unidade prende cerca de 120 pessoas por mês. Ele relatou também apreensão de cerca de 75 quilos de drogas e 3 armas. Melo Araújo considerou a operação um sucesso e disse que a presença da Rota nas ruas da cidade evitou que muitos crimes acontecessem.
O oficial da PM ressaltou que a operação foi também uma homenagem ao policial Isaias Jesus do Nascimento, que morreu no dia 10 de agosto por ferimento de tiro. Mas ele negou qualquer relação das atividades dessa quarta-feira com a criação da facção criminosa PCC, Primeiro Comando da Capital, que em setembro completa 25 anos de criação.