logo Radioagência Nacional
Geral

Justiça Federal aceita nova denúncia contra Lula e ex-presidente se torna réu mais uma vez

Operação Zelotes
Baixar
Samanta do Carmo
20/09/2017 - 01:10
Brasília

O juiz Vallisney de Oliveira, da Justiça Federal em Brasília, aceitou nesta terça-feira (19) uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, seu ex-ministro Gilberto de Carvalho e outras cinco pessoas. Todos estariam envolvidos em um esquema usado para favorecer montadoras de veículos com a edição de medidas provisórias. Eles são acusados de corrupção passiva.

 

Com a decisão, Lula se torna réu em mais processo. Desta vez, a investigação teve origem com a Operação Zelotes. De acordo com a denúncia, as empresas Mitsubishi e Caoa teriam prometido R$ 6 milhões para Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor em 2009. O dinheiro teria sido usado em campanhas eleitorais do PT.

 

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que Lula não praticou qualquer ato ilícito e disse que a denúncia faz parte de uma guerra jurídica com o objetivo de fazer perseguição política contra o ex-presidente. O juiz também deu o prazo de dez dias após a notificação para que os acusados apresentem suas considerações.

x