Operação da PF investiga compra de votos na escolha do Rio como sede da Olimpíada 2016

Unfair Play

Publicado em 05/09/2017 - 08:29 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Batizada de Unfair Play, a ação da Polícia Federal tem o objetivo de desvendar o esquema de compra de votos da eleição da sede da Olimpíada de 2016 que terminou com a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos. Esta fase conta com apoio de autoridades francesas que também investigam o caso e compartilham informações com a força-tarefa da Lava Jato no Rio.

 

Foram emitidos dois mandados de prisão preventiva, um contra Arthur Menezes Filho, conecido como Rei Arthur, ex dono da empresa Facility, maior fornecedora de mão de obra em serviços para o governo do estado do Rio na gestão de Sérgio Cabral. Atualmente, ele mora na Flórida, Estados Unidos, e as autoridades americanas foram acionadas para efetuar a prisão.

 

O outro mandado de prisão é contra Eliane Pereira Cavalcante, ex-sócia da Facility. Os agentes estão na casa dela, mas ainda não há informação se a prisão foi feita. Arthur e Eliane serão indiciados por corrupção, lavagem dinheiro e organização criminosa. A Facility teria fornecido a propina usada na compra de votos.

 

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, um deles contra o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que ainda será intimado a prestar depoimento. Os agentes etão na casa dele, no Jardim Pernambuco, no Leblon. Segundo as investigações, ele teria envolvimento direto na compra de votos de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha do Rio como sede da Olimpíada 2016.

 

 

* A participação do repórter foi ao vivo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo