logo Radioagência Nacional
Geral

Operação prende quatro policiais civis no Rio por suspeita de extorsão

Rio de Janeiro
Baixar
Tatiana Alves
05/09/2017 - 14:21
Rio de Janeiro

Quatro policiais civis foram presos, nesta terça-feira (5), em uma operação da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e do Ministério Público.

 

Eles são suspeitos de integrar uma quadrilha que usava a estrutura da Polícia Civil para praticar crimes. Além disso, um suspeito de ser informante dos agentes também foi preso e outro está foragido.

 

De acordo com as investigações, o grupo levantava informações sobre pessoas envolvidas com atividades ilícitas e passava a exigir dinheiro para não prendê-las.

 

O esquema teve início quando os policiais eram lotados na delegacia de Santa Cruz, na zona oeste, e continuou após a transferência do grupo, para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente de Niterói.

 

Segundo o Ministério Público, a quadrilha atuava impondo extremo terror. Em muitos casos, a vítima da extorsão era levada para o interior da delegacia, sob o pretexto de ter sido flagrada praticando algum crime.

 

Os policiais e os informantes, então, ameaçavam e, em alguns casos, até agrediam fisicamente as vítimas, para exigir altas quantias em dinheiro em troca da liberação.

 

Os envolvidos podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, extorsão mediante sequestro, usurpação de função pública e corrupção.

 

Os acusados  foram levados para a Corregedoria da Polícia Civil, no centro da capital.

x