STJ autoriza abertura de inquérito para investigar Luiz Fernando Pezão

Rio de Janeiro

Publicado em 14/09/2017 - 21:11 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a abertura de inquérito para investigar a relação do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, com a construtora Odebrecht. O pedido para a instauração do inquérito no STJ foi feito pelo Ministério Público Federal com base na delação premiada dos executivos da construtora.

 

A partir de indícios reunidos nas delações e em outras investigações, o MPF afirma que Pezão teria recebido valores indevidamente para utilizar na campanha eleitoral de 2014, o que poderia configurar o crime de corrupção passiva.

 

Na decisão, o ministro do STJ Luis Felipe Salomão destacou que o relato apresentado pelo MPF aponta “a existência de fundamentos suficientes, sendo necessária a investigação do caso”. O ministro pediu documentos ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) referentes à prestação de contas da campanha do governador em 2014, além de solicitar às varas federais responsáveis pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em Curitiba o compartilhamento de dados.

 

Salomão citou precedentes do STJ que autorizam a instauração de inquérito com base em indícios mínimos, capazes de justificar a investigação. Para preservar a integridade da investigação, o ministro determinou que o inquérito seja mantido em segredo de Justiça, autorizando apenas a divulgação desta decisão.

 

Em nota, o governador Pezão reafirmou que nunca recebeu recursos ilícitos e jamais teve conta no exterior e que as doações de campanha foram feitas de acordo com a Justiça Eleitoral. A nota ainda ressalta que, na época dos depoimentos, os executivos da Odebrecht negaram que o governador Pezão tenha pedido ou recebido propina.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo