Exército e PF reforçam segurança em Humaitá após ataques ao Ibama e ICMBio

Forças Federais

Publicado em 29/10/2017 - 14:37 Por Kariane Costa - Brasília

Mesmo com o reforço na segurança do município de Humaitá, no Amazonas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi alvo de um novo ataque no sábado (28). Dessa vez, um barco do instituto foi incendiado. Houve perda total da embarcação.


O crime ocorreu após ataques a prédios do ICMBio e do Ibama, na  última sexta-feira (27).


De acordo com o Ibama, a ação criminosa ocorreu após a operação Ouro Fino, que resultou na apreensão de balsas usadas em esquema de extração ilegal de ouro no rio Madeira, em uma área de proteção ambiental.


A suspeita é que garimpeiros da região tenham incendiado os prédios do ICMBio e do Ibama, além do barco, como represália à operação.


Após o ataque, funcionários dos órgãos ambientais deixaram o município escoltados por policiais federais.


O Ibama informou que ninguém ficou ferido e que os danos são apenas materiais.


A segurança em Humaitá  foi reforçada por soldados do Exército e Policiais Federais.


O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, determinou o deslocamento de equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social, da Casa Militar e da Defesa Civil para trabalhar na assistência às famílias desabrigadas com o incêndio de balsas e no levantamento de informações sobre o caso.


Em nota, o Ibama e o ICMBio informaram que o combate aos crimes ambientais no rio e na região da BR-230 será mantido. As entidades alertam que o garimpo ilegal na região causa graves danos ao meio ambiente e à saúde humana, além do risco a navegação.


Os órgãos também destacam que o garimpo ilegal na região está quase sempre associado a diversos crimes, como contrabando e grilagem de terras, o  que contribui para o aumento da violência no campo.


A operação no Rio Madeira é feita em conjunto com o Exército, a Marinha e a Força Nacional.


A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente repudiou o ataque e prestou solidariedade  aos órgãos ambientais.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo