UPAs vão receber mais R$ 93 milhões para ampliar assistência à população

Saúde

Publicado em 05/10/2017 - 18:45 Por Dayana Vitor - Brasília

Um total de 46 UPAs  vão começar a receber dinheiro do governo federal para o custeio de suas atividades. Serão mais de 93 milhões de reais por ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

 

Segundo a Constituição Federal, os serviços públicos de saúde devem ser bancados pela União, Estados e municípios. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica.

 

A cidade de Lourdes, no interior de São Paulo, é um dos municípios que recebem recursos federais para manutenção das UPAs. A prefeita do município, Gisele Tonchis,  explica que o dinheiro é fundamental para oferecer o serviço.

 

O Brasil possui ainda quase 400 unidades de pronto atendimento fechadas. 223 estão em obras e outras 165 não funcionam por vários motivos, como falta de materiais e profissionais.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as UPAs que atendem pacientes conseguem resolver 97% dos casos, sem necessidade de encaminhamento para hospitais.

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Quina de São João sorteará prêmio de R$ 200 milhões neste sábado (25)

Prêmiação final poderá bater recorde para a modalidade de sorteio.

Baixar arquivo