Entre 2016 e 2017, o fluxo de turistas nas dunas do Jalapão, no Tocantins, aumentou quase 15%. As informações são do Naturatins, o Instituto Natureza do Tocantins. Até o mês de setembro, foram mais de 16,6 mil visitantes.
Para manter a biodiversidade e o potencial turístico, o Instituto vem reforçando o monitoramento de visitas aos atrativos do Parque. Toda a área é monitorada por servidores da unidade de conservação, como guarda-parques e inspetores de recursos naturais.
Nos feriados prolongados, quando o volume de turistas triplica, o Naturatins conta com o apoio do Programa Voluntário Pela Natureza, que seleciona pessoas que querem, espontaneamente, colaborar em atividades nas Unidades de Conservação.
O Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Proteção Integral do Tocantins. Está a cerca de 250 km de Palmas, possui uma área de mais de 158 mil hectares e está localizado no município de Mateiros.
Entre os principais atrativos, estão rios, lagoas, cachoeiras, corredeiras e ressurgências hídricas, conhecidas como fervedouros. Além das dunas de areias avermelhadas.