Identificação de ossadas de vítimas da ditadura encontradas no cemitério de Perus será retomada

Acordo na Justiça

Publicado em 28/11/2017 - 12:36 Por Eliane Gonçalves - Brasília

O acordo vai permitir a retomada do trabalho de identificação das ossadas de presos políticos durante a militar e que foram encontradas em 1990 em valas clandestinas no cemitério de Perus, zona norte da capital paulista. O acordo foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região depois de uma ação do Ministério Público Federal de São Paulo.

 

A determinação é que o Ministério da Educação, o Ministério dos Direitos Humanos e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) arquem com o custo de R$ 600 mil para manutenção do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense durante o ano de 2018.

 

O centro é responsável pelo projeto de identificação das ossadas. São 1.049 esqueletos encontrados no cemitério Dom Bosco, em Perus. Além de desparecidos políticos, as ossadas também são de vítimas do esquadrão da morte e indigentes em quase 30 anos.

 

Os trabalhos de identificação já passaram pela Unicamp, USP, e foram passados para a Unifesp em 2014.

Últimas notícias
Educação

Instituto Federal de SP vai ganhar 12 campi voltados a ensino técnico

O início das obras foi anunciado neste sábado, em evento com o presidente Lula, no campus da Zona Leste, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que também vai ganhar uma nova obra e um hospital universitário.

Baixar arquivo
Economia

Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

Baixar arquivo
Geral

Brasil é um dos destinos mais receptivos para turistas LGBTQIA+

É o que revelou uma pesquisa internacional, realizada em sete países, por uma multinacional responsável por uma rede de hotéis. Além do Brasil, México e Argentina também foram reconhecidos pela pesquisa como os países mais receptivos à comunidade. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio intenso no Sul do país nesse fim de semana

A previsão é de que, pelo menos até a próxima segunda-feira, as temperaturas mínimas fiquem entre 0 e 5ºC na região Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo