logo Radioagência Nacional
Geral

Milhares de pessoas protestam no centro do Rio contra as reformas do governo federal

Rio de Janeiro
Baixar
Fabiana Sampaio
10/11/2017 - 22:35
Rio de Janeiro

Um ato na Praça da Cinelândia, tradicional palco de mobilizações no centro do Rio de Janeiro,  reuniu milhares de pessoas e encerrou um dia inteiro de manifestações do Dia Nacional dos Protestos, organizado por centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais.

 

Os manifestantes protestaram contra as reformas do governo federal: a nova lei trabalhista, que entra em vigor neste sábado, a lei da terceirização e a reforma da Previdência.

 

Faixas, cartazes, traziam palavras de ordem contra a retirada de direitos. O presidente Michel Temer, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão,  e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella também foram alvos dos manifestantes.

 

Uma performance de estudantes da Escola de Teatro Martins Penna, da Faetec, Fundação de Apoio à Escola Técnica, instituição pública que enfrenta problemas com a crise do estado, arrancou aplausos durante a passeata, que seguiu para encerramento na praça da Cinelândia.

 

O presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Carlos Fidalgo, avalia que o momento é de união entre as centrais sindicais.

 

Para o  residente da CUT-Rio a reforma trabalhista é inconstitucional e precisa ser anulada.

 

A estudante de Belas Artes, Isabela Baker, que participava do ato, criticou o que chamou de ataques aos direitos dos trabalhadores  por parte da mídia.

 

A mobilização impactou o trânsito na região e provocou a interrupção do serviço do VLT, Veículo Leve sobre Trilhos. A Polícia Militar reforçou a segurança no local. Até o fechamento dessa matéria, não houve registro de confrontos.

x