Número de nascimentos no Brasil cai e de mortes aumenta em 2016, mostra IBGE

IBGE

Publicado em 14/11/2017 - 12:23 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Em 2016, foram registrados no Brasil cerca de dois milhões e 800 mil nascimentos. O número é 5 por cento menor do que o registrado em 2015 e é a primeira vez em sete anos que o cenário é de queda nos registros.

 

As estatísticas do registro civil 2016 foram divulgadas nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

 

Os dados mostram ainda  uma expressiva redução na mortalidade até os 14 anos e um aumento nas idades mais avançadas.

 

A gerente da pesquisa, Klivia de Oliveira, destaca que os dados mostram também o envelhecimento da população brasileira.

 


Em relação aos nascimentos, a região com menor queda foi a sul e a maior, centro-oeste.O estado de Roraima foi o único que apresentou aumento de nascimentos, num percentual de quase 4% em relação a 2015.

 

O estado com maior queda foi Pernambuco, com recuo de 10%.

 

Outra constatação é a idade das mães das crianças registradas. No Norte elas são mais jovens, com idades entre 20 e 24 anos.

 

Nas outras regiões, especialmente na sul, a proporção entre as faixas etárias de 20 a 24, 25 a 29 e 30 a 34 anos é parecida.


Os dados mostram ainda os percentuais de mortes relativas a causas externas, o que inclui homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, entre outros fatores.

 

Em relação às mulheres, as chances de um homem de 20 a 24 morrer por causas externas foi 11 vezes maior em 2016.

 

Há 40 anos, a diferença era de 4,6 vezes. No grupo de homens de 15 a 24 anos, alguns estados diminuiram a quantidade de mortes por causas externas, como São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal, Rio de janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas gerais.

 

Já na Bahia, o aumento foi de 171 por cento nos últimos dez anos.

 

Quanto aos casamentos, a queda em relação a 2015 foi de 3,7%, tanto entre casais de sexo diferentes, quanto do mesmo sexo.

 

Entre os 27 estados, 20 apresentaram redução, em maior proporção no Piauí, Alagoas e Paraíba. O Estado do Amapá registrou 20% de aumento nos casamentos.

 

Já taxa de divórcio aumento 4,7% em relação a 2015 em todo o país. 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo