Em seminário, Raquel Dodge defende que Ministério Público crie organização para tratar crise hídrica
A procuradora-geral da República ,Raquel Dodge, defendeu hoje (8), no Rio de Janeiro, a criação de uma organização global do Ministério Público para tratar a crise hídrica nos países. Dodge participou do Seminário Internacional sobre Direito da Água, na sede do Tribunal de Justiça do Estado. A procuradora ainda enfatizou que o direito à água não está suficientemente garantido no Brasil.
O seminário foi organizado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e abordou os desafios atuais e soluções jurídicas para os problemas relacionados à agua, em debates com especialistas e representantes de várias cortes de países da América Latina e da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Herman Benjamin afirmou que o país vive uma crise hídrica e que é importante que o Poder Público, o Judiciário e a própria sociedade acordem para o aspecto dramático dessa situação, que exige planejamento, investimento, mas, principalmente, compromisso da classe política com o bom uso dos recursos públicos.
O presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas, citou um dos principais desafios da área.
As soluções apresentadas ao final do seminário vão ser acrescentadas à Declaração de Brasília de Juízes sobre Água e Estado de Direito Ambiental, a ser divulgada durante o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 19 a 23 de março do ano que vem, em Brasília. Essa será a primeira vez que o Hemisfério Sul vai sediar o evento.
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Kaue/SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue/SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Raquel Júnia/Radiojornalismo EBC Natal sem Fome - Foto Raquel Júnia/Radiojornalismo EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 22/02/2024, Fachada do Prédio da Polícia Federal em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 28/11/2024 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o ministro Alexandre Padilha, após reunião de líderes do Senado Federal quando Haddad apresentou medidas econômicas discutidas pelo governo federal.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)