Seis ônibus são incendiados em Belo Horizonte e Contagem; ataques foram criminosos

Ataques criminosos

Publicado em 28/12/2017 - 19:38 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Quatro ônibus coletivos foram incendiados em Belo Horizonte e dois em Contagem, desde a noite de quarta-feira (27) até a tarde desta quinta (28), em ataques criminosos. De acordo com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido, e, até o momento, nenhum suspeito foi preso.

 

Em todos os casos, o modo de agir dos criminosos foi o mesmo. Dois ou três homens armados abordaram os veículos ordenaram que os ocupantes saíssem e atearam fogo usando gasolina. Em seguida, eles fugiam usando motos ou carros. Em um dos ataques, no bairro Goiânia, um dos criminosos entregou ao motorista do ônibus um bilhete antes de incendiar o veículo.

 

No bilhete, os autores afirmam que os incêndios são uma retaliação aos supostos abusos e maus-tratos que presos da penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, estariam sofrendo. Os criminosos ameaçam incendiar a capital mineira caso a direção e o governo do estado não tomem providências.

 

Em nota, a Secretaria de Estado e Administração Prisional afirmou que não é possível relacionar os ataques ao sistema prisional do estado até que as investigações da Polícia Civil sejam concluídas. Sobre a acusação de maus-tratos aos presos, a secretaria informou que todas as denúncias formalizadas são apuradas e, caso comprovadas, as devidas providências são tomadas.

 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte informou que, em 2017, 21 veículos foram incendiados. Em 2016, foram oito. Cada veículo atende, em média, 500 pessoas por dia e leva cerca de 180 dias pra ser substituído.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo