Uerj: Crise faz Hospital Pedro Ernesto reduzir número de leitos

Uerj

Publicado em 08/12/2017 - 10:06 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Desde segunda-feira, o Hospital Universitário Pedro Ernesto está reduzindo o número de leitos para internação. Segundo boletim interno da unidade, a meta é reduzir o número de leitos ocupados para 180 enquanto os salários dos funcionários do hospital não forem pagos.

 

O hospital, ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), suspendeu a internação de novos pacientes devido ao atraso no pagamento dos servidores, que já ultrapassa dois meses. Em nota, a reitoria da Uerj apoiou a decisão da direção do hospital por entender ser inevitável para garantir a qualidade do atendimento prestado aos pacientes já internados.

 

O professor da Faculdade de Medicina da Uerj Eduardo Torres comentou a importância do Pedro Ernesto e o impacto da falta de financiamento do governo na formação dos novos profissionais da saúde do estado.

 

Sonora: “Um hospital que trata de pacientes em altíssima complexidade. Um hospital que trabalha se dedicando a uma série de doenças que não tem atendimento em nenhum outro hospital público do Rio. É um golpe muito duro nos nossos pacientes, nos nossos estudantes e na população fluminense. O impacto que a gente tá tendo não é só na universidade, também pelo investimento na pesquisa, é um impacto que a gente ainda vai colher frutos negativos nos próximos 10, 12 ou 15 anos.”


Nessa quinta-feira (7), os servidores do hospital ainda recebem parte do salário referente ao mês de setembro. Em nota, a Secretaria Estadual de Fazenda informou que mesmo diante da escassez de recursos, todos os meses são repassados R$ 7,5 milhões ao Hospital Pedro Ernesto relativos a custeio. Sobre os salários, a secretaria afirmou que aguarda a liberação da operação de crédito de quase R$ 3 bilhões para regularizar o pagamento de todos os servidores do Rio.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo