Cenipa não identifica problemas técnicos no avião que caiu com Teori

Acidente

Publicado em 23/01/2018 - 10:55 Por Sumaia Vilela - Brasília

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (Cenipa) identificou condições de visibilidade menores que as mínimas exigidas para pouso no aeródromo de Paraty, destino final do avião que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Lava Jato Teori Zavascki e três passageiros, além do piloto Osmar Rodrigues, todos mortos na queda da aeronave, no dia 19 de janeiro do ano passado.


O tempo evoluiu rapidamente para as piores condições de voo pouco depois da decolagem, em São Paulo. O aeródromo de Paraty só pode ser usado durante o dia e com pouso em modo de voo visual, sem a ajuda de equipamentos.


A comissão de investigadores, composta por 18 pessoas, identificou que quando o piloto tentou aproximação pela primeira vez, um equipamento que emite alarmes sonoro e visual quando a aeronave opera abaixo da altitude de segurança, deu o primeiro alerta.


O piloto desligou os alarmes, mas o equipamento continuou gravando, o que é contra as medidas de segurança, de acordo com o chefe do Cenipa, Frederico Alberto Marcondes.


Foi registrado que o piloto Osmar Rodrigues desistiu do primeiro pouso e avisou que tentaria de novo quando a visibilidade melhorasse.


Menos de três minutos depois ele retornou, o que indicaria que o profissional desistiu de esperar. Nessa nova tentativa de pouso, ele ficou muito próximo do mar e tentou arremeter fazendo uma curva que, segundo cálculo do Cenipa, fez com que a aeronave colidisse com a ponta da asa direita na água.


Durante a curva, o piloto pode ter percebido a inclinação da aeronave de forma distorcida, um tipo de erro chamado tecnicamente de ilusão vestibular.


Além disso, os investigadores não encontraram defeitos na aeronave que pudessem ter causado o acidente.


O piloto tinha 30 anos de experiência e todos os exames e habilitações estavam em ordem. Os exames toxicológicos também não detectaram substância, legal ou ilegal, que comprometesse o desempenho de Osmar.


O brigadeiro Frederico Alberto Marcondes reafirmou que não foram encontrados sinais de sabotagem.


Segundo o investigador responsável, coronel Marcelo Moreno, existia também uma cultura entre os pilotos e os proprietários de aeronaves que circulavam no aeródromo de Paraty, de valorizar profissionais que conseguissem operar mesmo em condições inseguras.


O relatório do Cenipa não implica em acusação criminal ou civil, ou atribui culpados. O relatório é técnico e identifica os elementos que contribuíram para o acidente.

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo