DF completa um ano de racionamento de água sem previsão do fim do desligamento das torneiras

Um ano de racionamento

Publicado em 16/01/2018 - 07:45 Por Dayana Vítor - Brasília

Há exatamente um ano, os moradores do Distrito Federal abastecidos pela barragem do Descoberto tiveram que mudar os hábitos de consumo de água. Economizar passou a ser fundamental, pois começava o racionamento. Em 30 de janeiro de 2017, foi a vez das residências e comércios abastecidos pela barragem de Santa Maria.

 

Para evitar a falta de água, os banhos passaram a ser mais rápidos, a limpeza das casas mais econômicas, a lavagem de roupas menos frequente. Todo esforço resultou em uma economia de 980 litros por segundo em 2017, de acordo a Caesb.

 

Apenas no primeiro semestre do ano passado, os moradores do DF reduziram, em média, 16% do consumo. O SIA (região administrativa de Brasília) foi o campeão de economia. Lá, o consumo caiu quase 20%. No Lago Sul, as casas reduziram as contas em mais de 19%, seguidas por Santa Maria e Lago Norte.

 

Taguatinga, onde a cabeleireira Paula Macedo mora e trabalha, ficou em oitavo lugar na redução do consumo. Os moradores da cidade diminuíram o gasto de água em quase 14% - e Paula fez sua parte.

 

O engenheiro civil da UnB, especialista em recursos hídricos, Sérgio Koide acredita que o racionamento foi um passo importante para a segurança hídrica do DF.

 

Além do corte de 24 horas no fornecimento de água, a Caesb investiu mais de R$ 133 milhões em 12 obras para aumentar a captação dos recursos hídricos no DF. O presidente da companhia, Maurício Ludovice, detalha as medidas.

 

Mesmo após a elevação do nível dos reservatórios no Distrito Federal, que chegaram a 5% em novembro do ano passado, e hoje estão em mais de 30%, não existe prazo para o fim do racionamento.

Últimas notícias
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo