Lixão da Estrutural continuará recebendo rejeitos da construção civil

Fechamento parcial

Publicado em 20/01/2018 - 09:14 Por Sumaia Villela - Brasília

O fechamento do lixão da estrutural, o maior da América Latina, vai acontecer neste sábado (20). Mas não completamente.  O lixo doméstico vai para o novo aterro, construído em Samambaia, mas os entulhos da construção civil vão continuar sendo depositados na Estrutural. Isso porque a licitação realizada no fim do ano passado para operar as duas áreas destinadas a receber o material não atraiu empresas, segundo o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

 

O novo aterro pode receber duas mil e setecentas toneladas por dia, o total de lixo que é produzido atualmente no Distrito Federal. Mas, nesse ritmo, a área só poderá ser usada por 13 anos, qundo atingirá a capacidade máxima. O governador Rodrigo Rollemberg afirma que a coleta seletiva pode aumentar a vida útil do aterro.

 

Embora, segundo o governo, 70% da população do Distrito Federal seja atendida pela coleta seletiva, menos de 10% do lixo produzido aqui é destinado à reciclagem. E só metade é efetivamente reciclado, segundo a diretora-presidente do SLU, Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos.

 

E, para impedir o despejo de lixo em local inadequado no DF, um decreto publicado, nessa sexta, pelo governo, autoriza que a Agefis (agência de fiscalização do DF) apreenda caminhões flagrados jogando rejeitos, como entulhos de construção civil.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo