Lixão da Estrutural continuará recebendo rejeitos da construção civil

Fechamento parcial

Publicado em 20/01/2018 - 09:14 Por Sumaia Villela - Brasília

O fechamento do lixão da estrutural, o maior da América Latina, vai acontecer neste sábado (20). Mas não completamente.  O lixo doméstico vai para o novo aterro, construído em Samambaia, mas os entulhos da construção civil vão continuar sendo depositados na Estrutural. Isso porque a licitação realizada no fim do ano passado para operar as duas áreas destinadas a receber o material não atraiu empresas, segundo o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

 

O novo aterro pode receber duas mil e setecentas toneladas por dia, o total de lixo que é produzido atualmente no Distrito Federal. Mas, nesse ritmo, a área só poderá ser usada por 13 anos, qundo atingirá a capacidade máxima. O governador Rodrigo Rollemberg afirma que a coleta seletiva pode aumentar a vida útil do aterro.

 

Embora, segundo o governo, 70% da população do Distrito Federal seja atendida pela coleta seletiva, menos de 10% do lixo produzido aqui é destinado à reciclagem. E só metade é efetivamente reciclado, segundo a diretora-presidente do SLU, Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos.

 

E, para impedir o despejo de lixo em local inadequado no DF, um decreto publicado, nessa sexta, pelo governo, autoriza que a Agefis (agência de fiscalização do DF) apreenda caminhões flagrados jogando rejeitos, como entulhos de construção civil.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo