Moradores, governo, ONGs e empresas plantam árvores às margens do maior reservatório de água do DF

Salvando a fonte de água

Publicado em 16/01/2018 - 08:12 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Voluntários, empresários e governo se uniram pra tentar amenizar a crise hídrica no Distrito Federal. Mil e quinhentas mudas de árvores e mais de 200 quilos de sementes foram plantados às margens do descoberto, o maior reservatório de água da capital.

 

A preocupação tem um motivo: seis de cada dez pessoas que vivem aqui no DF bebem água que vem do Descoberto. Moradores antigos dizem que, antes, o local era cheio de árvores. Por isso, a recuperação da área, que tem 20 mil metros quadrados, e fica às margens do lago do Descoberto. São mudas e sementes nativas e diversificadas, como explica o biólogo Miguel Sartori.

 

O descoberto abastece 1,8 milhão de brasilienses. Cinquenta mil vivem no Incra 9, região que pertence à Ceilândia, e que fica bem pertinho do reservatório. São os vizinhos do Descoberto. Gente como Francisco das Chagas, que espera a recuperação da vegetação o mais rápido possível..

 

Foram plantadas 30 espécies de mudas e 11 de sementes. A iniciativa uniu voluntários, organizações não governamentais, o governo do Distrito Federal e a iniciativa privada. O material foi doado por uma empresa da cidade.

 

* Com informações da TV Brasil

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo