Moradores, governo, ONGs e empresas plantam árvores às margens do maior reservatório de água do DF
Voluntários, empresários e governo se uniram pra tentar amenizar a crise hídrica no Distrito Federal. Mil e quinhentas mudas de árvores e mais de 200 quilos de sementes foram plantados às margens do descoberto, o maior reservatório de água da capital.
A preocupação tem um motivo: seis de cada dez pessoas que vivem aqui no DF bebem água que vem do Descoberto. Moradores antigos dizem que, antes, o local era cheio de árvores. Por isso, a recuperação da área, que tem 20 mil metros quadrados, e fica às margens do lago do Descoberto. São mudas e sementes nativas e diversificadas, como explica o biólogo Miguel Sartori.
O descoberto abastece 1,8 milhão de brasilienses. Cinquenta mil vivem no Incra 9, região que pertence à Ceilândia, e que fica bem pertinho do reservatório. São os vizinhos do Descoberto. Gente como Francisco das Chagas, que espera a recuperação da vegetação o mais rápido possível..
Foram plantadas 30 espécies de mudas e 11 de sementes. A iniciativa uniu voluntários, organizações não governamentais, o governo do Distrito Federal e a iniciativa privada. O material foi doado por uma empresa da cidade.
* Com informações da TV Brasil