Moratória da soja na Amazônia levou à redução do desmatamento em 1,2%

Meio Ambiente

Publicado em 10/01/2018 - 20:17 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Grupo de Trabalho da Soja, que reúne empresas, governo e sociedade civil, divulgou nesta quarta-feira relatório que aponta para uma prática de plantio de soja mais sustentável na Amazônia.

 

De acordo com o levantamento, nos últimos 11 anos, o cultivo foi responsável por 1,2% do total do desmatamento no bioma, mesmo com uma produção que triplicou neste período.

 

O baixo índice de desmatamento é considerado um efeito da moratória da soja, acordo feito em 2008 entre indústrias e exportadores de cereais para não comprar ou financiar o grão cultivado em áreas desmatadas da Amazônia.

 

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, considera o resultado uma prova de que é possível governo, empresas e ambientalistas trabalharem em parceria.

 

Paulo Adario, do Greenpeace, ressalta que o combate ao desmatamento na Amazônia demanda envolvimento dos pecuaristas, já que o setor é o principal responsável pelos danos ao bioma. Adario também pede que os produtores de soja reduzam o desmatamento em outras regiões.

 

Carlo Lovatelli, da Associação de Indústrias de Óleos Vegetais, afirma que um novo grupo de trabalho já estuda tecnologias e possíveis acordos para a redução do desmatamento no Cerrado.

 

O Grupo de Trabalho da Soja monitora 89 municípios em sete estados. Mato Grosso é onde ainda é verificada a maior extensão de áreas desmatadas para o plantio de soja, seguido do Pará, Maranhão, e Rondônia.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo