Polícia do DF prende quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos
Sete pessoas foram presas, em flagrante, no interior do Rio do Janeiro, por organização criminosa especializada em arrombar caixas eletrônicos. O resultado da Operação Térebro foi divulgado nesta quarta-feira, pela Polícia Civil do Distrito Federal.
O flagrante ocorreu enquanto os homens tentavam roubar dinheiro do cofre central de uma agência bancária, na Estrada dos Bandeirantes, Vargem Grande, no interior do Rio. O delegado Thiago Boeing foi o responsável por abordar os envolvidos, no momento da ação, e conta como eles agiam.
Segundo o delegado, foram apreendidos, com os detidos, ferramentas utilizadas em arrombamentos, um rádio comunicador da Polícia Militar do Rio de Janeiro, uma arma de fogo e dois veículos. Entre os sete presos, dois são da polícia militar do Rio, mas foram trazidos para Brasília e encaminhados para o décimo nono batalhão da PM, no DF.
Quatro dos detidos são de Santa Catarina e, segundo a polícia, rodavam o Brasil roubando caixas eletrônicos e arrombando cofres de bancos. Além do DF, eles já agiram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amazonas, tendo movimentado cerca de R$ 1 milhão.
O delegado Adriano Valente cumpriu os mandados de busca e apreensão em Joinville, onde parte deles moravam, e conta como era feita a lavagem de dinheiro do crime.
Em julho do ano passado, os integrantes foram responsáveis pelo arrombamento de caixas de autoatendimento, em Águas Claras, DF. Mais de 150 mil reais foram roubados pelos integrantes, depois de arrombarem os caixas, utilizando uma serra de corte, tipo “serra copo”. A partir desse episódio, a Polícia Civil do DF passou a investigar e a monitorar a movimentação do grupo.
Um dos integrantes da organização ainda não foi localizado pelos policiais e é considerado foragido. A Polícia Civil informou que as investigações vão continuar, para identificar quem auxiliou os criminosos, no Distrito Federal e nos outros estados.
O nome da operação, TÉREBRO, significa em latim furadeira, instrumento utilizado pela quadrilha.