Cerca de 12 mil motociclistas morrem por ano no Brasil; violência tem impacto na economia

Especial

Publicado em 17/02/2018 - 08:51 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

A violência no trânsito causa reflexos no orçamento familiar e na economia do país, principalmene pelas sequelas que muitas vezes deixa nos envolvidos em acidentes.

 

A motoqueira Meire Verônica , vendedora que mora em na cidade paulista de São José do Rio Preto já sofreu dois acidentes.

 

O país registra cerca de 12 mil mortes por ano em ocorrências com moto. Esse tipo de acidente é responsavel pela maior parte das internações hospitalares.

 

Por isso, os maiores traumas são fraturas expostas como fala o presidente do Comitê de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Rodrigo Galinari

 

 

O diretor-presidente do Observatorio Nacional de Segurança Viária fala dos números. 

 

 

O médico Rodrigo Galinari explica que muitos acidentados sustentam a família.

 

De acordo com o estudo “Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras: caracterização, tendências e custos para a sociedade”, de 2015, do Ipea- Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas , foram gastos R$ 12,3 bilhões com acidentes.

 

Mais de 60% dos custos, associados às vítimas dos acidentes, como cuidados com a saúde e perda de produção devido às lesões ou morte.

 

Segundo José Aurélio Ramalho do Observatorio Nacional de Segurança Viária, a maior sequela é a econômica.

 

Muitos acidentados representam um alto custo para o Sistema Unico de Saúde, para a Previdência Social e para o Seguro DPVAT por causa das indenizações.

 

O Seguro DPVAT, como é mais conhecido o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é uma das fontes e recursos do Sistema Único de Saúde. Do total arrecadado, 45% são destinados ao Fundo Nacional de Saúde.

 

Segundo o Relatório Anual Seguradora Líder-DPVAT, o número de indenizações pagas para vítimas fatais no trânsito brasileiro cresceu 23% em 2017. 

 

Mais de 380 mil indenizações foram pagas nos três tipos de cobertura oferecidas pelo DPVAT: morte, invalidez permanente e despesas médicas.

 

E na próxima reportagem, porque o trânsito mata tantos jovens e como as campanhas podem ajudar.

 

Produção de Adriana Shimoda e sonoplastia de Marcos Tavares. 

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo