Obra de recuperação de viaduto que desabou em Brasília pode durar mais de 6 meses

Viaduto de Brasília

Publicado em 07/02/2018 - 08:49 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo do Distrito Federal ainda não sabe quanto tempo vai demorar para liberar o trânsito na região do viaduto que desabou nessa terça-feira (6). O Conselho Regional de Engenharia estima que as obras durem cerca de seis meses.

 

Até lá, quem costumava passar pelo local vai precisar alterar a rotina por causa das vias interditadas, como explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ludovici. Nos próximos dias, o governo deve divulgar as mudanças no trânsito.

 

Agora, as atenções se voltam para outras vias. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil, um dos pontos mais críticos do DF é a passagem por cima da barragem do Lago Paranoá. O movimento de veículos é muito maior do que a estrutura foi planejada para suportar e, por isso, a entidade aponta risco de desabamento.

 

O coronel Sérgio Bezerra, comandante da Defesa Civil, contestou essa informação e disse que a barragem é segura. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, também avaliou que a estrutura não corre riscos.

 

Um relatório feito pelo Tribunal de Contas do DF em 2012 já alertava para o risco no viaduto que desabou e em outros pontos, como a Ponte do Braghetto, na saída norte; os viadutos do Eixão na altura da 115/116 e 215/216 norte, e também na 203/204 sul e 215/216 sul; a saída do Buraco do Tatu na Asa Sul; o estacionamento em frente ao shopping Conjunto Nacional e as pontes das Garças e Honestino Guimarães.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo