O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, anunciou, nessa terça-feira (6), os nomes dos novos chefes das Polícias Militar e Civil do estado. O coronel Luis Claudio Laviano, de 49 anos, vai comandar a PM do Rio.
Laviano comandou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Coordenadoria da Polícia Pacificadora. Na prefeitura do Rio, Laviano também foi inspetor-geral da Guarda Municipal e subsecretário municipal de Ordem Pública.
Já na Polícia Civil, o novo chefe é o delegado Rivaldo Barbosa. Na instituição, ele chefiou a Coordenadoria de Informação e Inteligência Policiais, a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter) e atualmente era o diretor da Divisão de Homicídios.
Na Secretaria de Segurança, o delegado já ocupou o cargo de titular da Subsecretaria de Inteligência. Além disso, Rivaldo também foi responsável pelo desenvolvimento e execução do plano operacional de inteligência dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
A determinação da Secretaria de Segurança é que os novos comandantes priorizem a valorização profissional e forneçam um diagnóstico para as condições necessárias de trabalho. A ordem é também incrementar a integração entre as polícias e as forças de segurança, além de fortalecer o Sistema Integrado de Metas.