logo Radioagência Nacional
Geral

Nacional na Copa: Em 82, campeonato passa a ter 24 vagas; Itália elimina Brasil nas quartas

Nacional na Copa
Baixar
Apresentação Eurico Tavares
04/03/2018 - 05:35
Brasília

Novidades na Copa do Mundo de 82, disputada na Espanha. O número de vagas passou de 16 para 24, e foram formados inicialmente seis grupos de quatro, classificando os dois primeiros para a segunda fase.

 

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidiu dividir os 12 classificados em quatro grupos de três, e o vencedor de cada um desses quatro grupos iria para duas semifinais, e os ganhadores das semifinais disputariam o título.


Comandado por Telê Santana, o Brasil encantou o mundo com um futebol bem jogado e envolvente. Com Júnior, Sócrates, Falcão e Zico, o Brasil ganhou da União Soviética por 2 a 1, goleou a Escócia por 4 a 1 e a Nova Zelândia por 4 a 0. Entrou no grupo de 3 com Argentina e Itália.

 

Primeiro, a Itália ganhou da Argentina por 2 a 1. O Brasil em seguida ganhou da Argentina por 3 a 1 e ficou com melhor saldo de gols, podendo ir para as semifinais com o empate a seu favor, no jogo decisivo contra a Itália. Numa tarde inspirada do atacante Paolo Rossi, que fez 3 gols, a Itália eliminou o Brasil ao vencer o jogo por 3 a 2.


Nas semifinais, a Itália bateu a Polônia por 2a 0 e, pela primeira vez, um jogo foi decidido nos pênaltis. Depois de 3 a 3 nos 90 minutos e prorrogação, a Alemanha derrotou a França na cobrança dos tiros livres por 5 a 4.


Na final, a Itália finalmente ganhou o seu terceiro título ao derrotar a Alemanha por 3 a 1. Mais uma coincidência entre as Copas Jules Rimet e a da Fifa. Nas duas primeiras edições das duas taças, o país-sede foi o campeão e, na terceira edição, não foi mais um país sede e, sim, a Itália.


Hoje, domingo, 4 de março, faltam 102 dias para a abertura da Copa da Rússia 2018.

x