logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeitura do Rio vai instalar tendas na Villa Kennedy depois que quiosques foram derrubados

Ação da prefeitura
Baixar
Fabiana Sampaio
11/03/2018 - 12:42
Rio de Janeiro

O prefeito do Rio Marcelo Crivella informou que tendas serão instaladas na praça onde ficavam os quiosques derrubados na Vila Kennedy, zona oeste da cidade, para que os comerciantes possam voltar a vender os seus produtos.

 

A prefeitura informou que iniciou um pré-cadastramento deles neste domingo (11). A previsão é que eles retomem as vendas a partir desta semana. Crivella vai assinar um decreto com as medidas nos próximos dias.

 

O prefeito e secretários se reuniram nesse sábado (10) com cerca de 30 representantes dos comerciantes e afirmaram que os cerca de 50 quiosques serão reconstruídos no local e legalizados. Eles prometeram ainda criar uma linha de crédito para a compra de estruturas e produtos perdidos durante a ação.

 

Os quiosques irregulares foram removidos sem aviso prévio na sexta-feira (9) por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, sem que os vendedores tivessem tempo de resgatar seus equipamentos.

 

Marcelo Crivella afirmou que medidas administrativas estão sendo tomadas contra os servidores que realizaram a ação e que eles devem ser afastados.

 

A prefeitura também já tinha reconhecido em nota que "houve uso desproporcional da força" e que o ordenamento foi um pedido da Polícia Militar, que confirmou. Segundo a prefeitura, além do comércio irregular, havia denúncias de que criminosos usavam alguns quiosques para venda de drogas e mercadorias roubadas.

 

Desde a quarta-feira (7), a comunidade da Vila Kennedy é alvo de operações de patrulhamento com a participação das Forças Armadas. Em nota, o Comando Conjunto, responsável pelas operações, já tinha afirmado também que estava ciente da ação de ordenamento, mas que ela foi desenvolvida por iniciativa da própria prefeitura.

x